quinta-feira, 12 de maio de 2011

A CARTA DO BIS

Santo Antonio de Jesus, Bahia - Brasil 

À comunidade do Recôncavo,

            Temos no Recôncavo Baiano a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) que tem campus na cidade de Santo Antônio de Jesus, sendo ele da área da saúde. Nesse campus foi introduzido um curso novo que é bem recente em nosso país, mas já tem histórico na Europa e Estados Unidos, sendo bastante comum nesses locais.
Esse curso recém implantado no Brasil é o Bacharelado Interdisciplinar. Mas de que se trata esse curso? Ele é uma formação com o tempo de três anos (seis semestres) em que ocorre um ensino de modo que a visão é geral e há uma abordagem interdisciplinar entre as diversas áreas do conhecimento e uma integração entre diversos conteúdos.
O curso garante um diploma em área geral do conhecimentocaracterizando-o como uma terminalidade própria, ou seja, é um curso superior em nível de graduação pleno como qualquer outro curso, porém não é profissionalizante. Por isso, o Bacharelado Interdisciplinar pode vir a ser uma forma de ingresso em outros cursos profissionalizantes, de modo que os estudos realizados durante o período do curso podem ser aproveitados, pois o egresso será portador de diploma. Uma outra alternativa é o ingresso em curso de pós-graduação logo após o termino do Bacharelado Interdisciplinar. Ou partir diretamente para o mercado de trabalho.
Esse “modelo de ensino é compatível com os modelos americano e europeu. Nos Estados Unidos, após concluir o segundo grau, os alunos têm diversas ofertas de escolha: universidades, colleges e escolas profissionalizantes. Os estudos universitários ou de colleges são considerados de educação superior. O college pode ser em dois anos, no qual se obtém o chamado associated grade, ou em quatro, o que concede bacharelado. Nos dois primeiros anos de graduação, o aluno recebe uma educação geral, quando são oferecidos os cursos básicos. Nos últimos dois anos, o aluno escolhe uma área de especialização. Também é possível cursar componentes curriculares em outras áreas de interesse. A cada aluno é designado um orientador, que o ajuda a planejar o curso e a prepará-lo para os estudos de pós-graduação.
O modelo europeu foi unificado pelo processo de Bolonha a partir de 1998. O objetivo foi harmonizar os currículos e permitir que estudantes de qualquer instituição de ensino superior pudessem iniciar a formação acadêmica, continuar os estudos, concluir a formação superior e obter um diploma europeu reconhecido em qualquer universidade dos estados membros.
No processo de Bolonha, cuja meta de implantação total é para 2010, o Ensino Superior passará a ser organizado em três ciclos: o primeiro, com duração de três anos, correspondente ao grau de Licenciatura; o segundo, de dois anos, correspondente ao grau de mestre; e o terceiro, com duração de três anos, correspondente ao grau de doutor. A introdução generalizada do sistema de créditos em todos os tipos de formação vai permitir a acumulação dos créditos, facilitando a transferência dos estudantes de um curso para outro.”
Como já foi dito, o Bacharelado existe em várias áreas (saúde, artes, humanidades, exatas, tecnologia), mas o tipo presente no campus da UFRB em Santo Antônio de Jesus é o Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, que se formula do mesmo modo que está exposto, caracterizando-se como um curso de formação geral não profissionalizante na área da saúde, em que essa formação ocorre de forma artística, humanística e científica.
Este curso de graduação tem por Princípios norteadores a dinâmica do conhecimento, flexibilidade curricular, responsabilidade social e cidadania e interdisciplinaridade, como a própria nomenclatura do curso já sugere.
Ele é capaz de integrar várias áreas do conhecimento com os saberes do campo da saúde. Além disso, objetiva desenvolver algumas habilidades e competências, dentre elas: agir com autonomia; compreender/conhecer a realidade; desenvolver conduta ética moral; desenvolver habilidades de comunicação; realizar práticas interdisciplinares e transformar a realidade.
Tem por perfil do egresso presente em seu projeto pedagógico as seguintes palavras: “O bacharel será capaz de compreender o campo da saúde a partir do contexto ambiental, nas dimensões social, econômica, cultural, epidemiológica, biológica, patológica, política e organizacional, com vistas a identificar, planejar e tomar decisões nesse campo, atuando como agente crítico e colaborador da transformação da dinâmica social, mediante princípios éticos, solidariedade e responsabilidade social.”
O BI em Saúde difere dos outros implantados pelo Brasil por sua organização. Enquanto que o existente na UFBA (Universidade Federal da Bahia) é organizado de modo tradicional, ou seja, por componentes curriculares (disciplinas), o BIS de Santo Antonio de Jesus é ministrado por módulos responsáveis por integrar os diversos conhecimentos. Mas isso tem por base o eixo temático, ou seja, cada unidade de produção pedagógica possui um eixo integrador fazendo com que os módulos interajam entre si chegando a essa integração de conhecimentos.
Sua proposta metodológica tem por características as redes de conversação, aprendizagem ativa e sócio-interacionismo. Ou seja, as redes vem do uso de um componente EAD, a aprendizagem ativa de um processo em que o aluno não está presente no curso só para receber as informações, mas para trocar as que já possui e associá-las ao que esta sendo construído, e o sócio-interacionismo vem da interação com a sociedade em si como ocorre em um dos módulos presente no curso, que é o de Processo de Apropriação da Realidade.
Ao considerarmos o BI como primeiro ciclo de formação, temos no Centro de Ciências da Saúde à disposição dos egressos, como segundo ciclo, sendo este profissionalizante (já citado anteriormente), os cursos de Nutrição, Enfermagem e Psicologia que ocorrera em menor tempo, pois há aproveitamento de componentes curriculares.
Tendo em vista que os Bacharelados começaram a surgir com a proposta do REUNI (Programa de Apoio a Pla­­nos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) trago a fala da secretária da Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, em que ela expressa sua opinião sobre a revisão de currículos.
“A revisão dos currículos é um movimento que está acontecendo em todo o mundo. Cursos de formação geral são comuns nos EUA e na Europa. A vantagem [dos bacharelados] é que eles oferecem uma formação adequada a um mundo cada vez mais dinâmico. Não podemos nos prender a modelos acadêmicos que eram atuais há algumas décadas e que hoje talvez não sejam’’, diz ela no jornal Gazeta do Povo em 27 de outubro de 2009.
Esse novo método de ensino é realmente algo fascinante e tem o poder de instigar os outros. Por essa razão algumas universidades no Brasil já implantaram esse modelo, como a UnB e a UFABC que é a pioneira nesse processo de implantação de BI sendo que, ele ocorreu em 2005.
A nossa universidade, a UFRB, tem por finalidades gerar e disseminar conhecimentos nos campos das ciências, da cultura e das tecnologias; formar, diplomar e propiciar a formação continuada nas diferentes áreas de conhecimento, visando o exercício de atividades profissionais e a participação no desenvolvimento da sociedade; contribuir para o processo de desenvolvimento do Recôncavo da Bahia, do Estado e do País, realizando o estudo sistemático de seus problemas e a formação de quadros científicos e técnicos em nível de suas necessidades; promover a extensão, aberta à participação da população, visando a difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica; educar para o desenvolvimento sustentável; implementar e cultivar os princípios éticos na consecução de seus objetivos; manter amplo e diversificado intercâmbio de conhecimentos com a sociedade; e contribuir para a melhoria do ensino em todos os níveis e modalidades, por meio de programas de formação inicial e continuada.
O BIS entra como peça fundamental para colocar em prática algumas dessas finalidades já que estão presentes em sua proposta pedagógica, como disseminar diversos conhecimentos, incentivar a participação da comunidade, incentivar o desenvolvimento sustentável, dentre outros.
Sua importância parte também da sua capacidade de integrar esses diversos conhecimentos, proporcionando à comunidade do Recôncavo uma nova visão a cerca da saúde de modo que os bacharéis e os futuros profissionais, para aqueles que pretendem uma terminalidade, serão mais humanizados como prega o SUS.
Mas isso é pouco perto de toda a visão ampliada que seu egresso terá e todas as vantagens que o curso em si proporciona a comunidade do Recôncavo.
Bom, em resumo era isso que nós Bacharelandos em Saúde temos a dizer. Nosso curso vem como novo método de ensino que abrange as possibilidades do ensino superior e traz vantagens para a comunidade do Recôncavo.

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